sexta-feira, 3 de junho de 2011

Programa ProProfissão, do Instituto ProA, prepara os jovens para os desafios profissionais.

Turma de jovens formados no Instituto ProA

O Programa ProProfissão, realizado pelo Instituto ProA, oferece formação profissional para jovens da grande São Paulo e Rio de Janeiro. O objetivo do programa é criar oportunidades de inserção de jovens de baixa renda e que querem ingressar no mercado formal de trabalho, por meio de acesso à educação profissionalizante, orientação no início de carreira e apoio na conquista do primeiro emprego.

Em 2008, o programa atende 350 jovens que freqüentam os cursos de Assistente Administrativo e Montagem e Configuração de Micro nos SENACs de São Paulo e Rio de Janeiro. Dos 475 alunos que passaram pelo programa nos últimos dois anos, 70% estão empregados. Para participar do programa é preciso ter entre 17 e 20 anos, ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3° ano em escola pública e ter renda per capita familiar de até um salário mínimo.

Para ingressar na formação, os jovens participam de um processo seletivo. A primeira fase consiste em um teste de conhecimento de Português e Matemática. Depois, o jovem passa por uma dinâmica de grupo e entrevistas. Ao final, a coordenação do ProA se reúne com a família do futuro bolsista para firmar o compromisso de freqüência, desempenho e responsabilidade com o curso.
Felipe Kawahara, 19 anos, foi bolsista do curso de Assistente Administrativo em 2007. Para ele, o programa oferece a oportunidade de vislumbrar um futuro profissional. "Depois que o ProA e o SENAC apareceram na minha vida, eu comecei a pensar seriamente em meu futuro", revela Kawahara, que trabalha atualmente na Rio Bravo Investimento como trainee administrativo.
A participação no programa criou a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho e aproximou o sonho do Ensino Superior.
O Instituto, em parceria com o SENAC, desenvolveu  os cursos para atender às demandas do mercado de trabalho. Além do conteúdo técnico, o programa oferece aulas de Português e Matemática e trabalha competências como disciplina, comunicação, criatividade e trabalho em equipe. "O jovem passa a crer em seu desenvolvimento profissional e na possibilidade de sua inclusão no meio social, o que eleva muito a sua auto-estima", conclui Vera Volpato, professora do SENAC.

Após a formação, o ProA acompanha o desenvolvimento profissional e escolar de cada um dos jovens durante três anos, identificando oportunidades de emprego e criando pontes para o mercado de trabalho.

O Instituto ProA conta com o apoio do Instituto Hedging-Griffo, um dos mantenedores do Portal Busca Jovem.

Contato
Fábio Luiz Alves de Andrade Santos
Rua Jerônimo da Veiga, 164, conjunto 12 F - Itaim Bibi
CEP: 04536-000 - São Paulo - SP
Tel: (11) 3078-1410
Site: http://www.proa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário