domingo, 3 de abril de 2011

DHARAVI - TRANSIT CAMP - India

História

Dharavi é uma favela localizada no centro da cidade indiana de Mumbai.

Em 1971, a BMC (Bombay Municipal Corporation) numa estratégia temporária de locarem seus trabalhadores construiu no mangue de Dharavi a “grade” de habitação, hoje conhecido como Transit Camp (campo transitório). A área foi dividida em 12 blocos, cada um dividido em dois simétricos grupos de 10 colunas com unidades de 10 x 15 pés (aprox. 3x5 metros), banheiros públicos e escola.

Originalmente, o projeto era de unidades térreas, que seriam alugadas pela BMC pela quantia de 100-150 rupias (2-3 doláres) por mês. Contudo, com a chegada de famílias migrantes em Dharavi, a condição temporária se tornou permanente e com ela a verticalização iniciou-se na Nagar. Hoje, praticamente toda a “grade” tem dois pavimentos e em alguns casos 3 ou 4.

Hoje, a população de Transit Camp é 60.000, configurando a nagar mais densa de Dharavi. Toda a população é migrante, a maioria veio do Estado de Maharastra, alguns Estados ao Sul da Índia, do Estado de Bihar e outras áreas do Norte da Índia.

A área é divida regularmente em 12 blocos, cada bloco é preenchido por habitações de 15 m2 sem banheiro. Nas esquinas dos blocos estão os banheiros públicos.

Nas avenidas, que criam a grade, existe uma hierarquia de funções bem clara. Nas avenidas maiores desenvolve-se o comércio, nas menores e transversais a estas as atividades fabris, como fábrica de vassouras e tecidos.

Paralelos as avenidas maiores, desenvolvem 2 tipos de “becos”;
1º os que compõem a entrada das habitações.
2º paralelo a este beco, ou ao fundo da habitação, o beco de serviços aonde tem as areas de serviço e lavagem da habitação. Este é o menor beco de todos (1 metro de largura) e praticamente intransitável.

A drenagem da água de serviço e esgoto é feita a céu aberto.

Na tipologia, originalmente a construção era térrea, mas com o crescimento da população em Dharavi, todas as tipologias informalmente aumentaram verticalmente e em alguns casos chegaram a 3 ou 4 pavimentos. Estes novos pavimentos são unidades habitadas por outras famílias que alugam dos proprietários da unidade térrea, os quais tem o título formal de inquilinos da Prefeitura de Mumbai.


Atividade econômica

Nesta grade, você pode encontrar desde os funcionários públicos da BMC, como os alfaiates, couristas, fabricantes de vassouras e cestos. Contudo a produção de vassoura é a principal atividade econômica em 'Transit Camp', que é desenvolvida pelos próprios membros da família e em suas próprias residências, necessitando de 4 a 5 pessoas.


Processo da execução das vassouras:

Primeiro eles preparam as folhas grandes de Khajooa e Tali que são importadas de Dahisae e Veiae, esticando-as e enrolando-as em cordões, e em seguida estocam em suas próprias casas.

Cada família trabalha individualmente, produzindo em torno de 150 vassouras a cada 2-3 dias, que é o tempo necessário para encerrar o processo. Em seguida, as mulheres as carregam sobre suas cabeças para outras vilas de Mumbai, vendendo-as por 5 ou 10 rúpias cada unidade.

A produção de vassouras toma as ruas transversais da 'Transit Camp' e é realizada principalmente por mulheres.

Localizada entre Mahatma Gandhi e a avenida 90 pés, na área vivem mais de 60.000 pessoas


ABAIXO SEGUE TIPOLOGIA DE MORADIA:




2 comentários:

  1. AS CONDIÇÕES DE MORADIA SÃO PRECÁRIAS NA INDIA, ENQUANTO NOSSAS FAVELAS AINDA SE TEM ESPAÇO E UM POUCO DE DIGNIDADE. OLHE O CASO DE DHARAVI, AS FAMILIAS VIVEM NUM ESPAÇO DE 3X5 E OS BANHEIROS SÃO PUBLICO, FICANDO NA PARTE EXTERNA DO CÔMODO, SÃO CONDIÇÕES PRECÁRIAS.

    ResponderExcluir
  2. Como relacionar a questão abordada com seu tema?

    ResponderExcluir