sexta-feira, 22 de abril de 2011

CRAS disponibiliza cursos pra jovens carentes

Assessoria do município


O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS está disponibilizando mais uma série de cursos para jovens com o objetivo de gerar oportunidades de emprego e renda. No ano passado, o CRAS formou mais de 600 jovens na cidade. Neste ano, mais uma vez, a empresa PERFIL ganhou a concorrência para prestação de serviços na elaboração e execução de cursos profissionalizantes para os jovens esperancenses.

Estão sendo oferecidos cursos de Corte e Costura (que já esgotou as vagas). Pintura em tela, Arranjos Florais (artificiais), Confeiteiro, Padeiro, Marcenaria, Eletricista, Havaianas Customizadas, Confecção de Bolsas, Cabelereiro, Manicure e Pedicure, Pedreiro, Pintor, Manutenção de Celular e Mecânico de Moto. Todos os cursos serão ministrados no turno diurno e será disponibiizado todo material necessário aos alunos.

Os cursos mais curtos serão os de Havaianas cutomizadas, Pintor, Manicure e Pedicure e Confecção de Bolsas que vão ser dados em dois meses. Os demais terão duração de 3 meses, em média. Os cursos mais longos são os de Corte e Costura e Padeiro, que terão duração de 120 dias.

O Centro de Referência de Assistênia Social – CRAS é uma unidade pública, que tem base municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social, opera na rua Manuel Joaquim e presta assistência a famílias que tem alto risco e vulnerabilidade social. O CRAS presta serviços e executa programas socioassistenciais de proteção e ação social básica.

Para se inscrever o(a)s candidato(a)s, devem estar vinculados ao bolsa família ou ser cadastrado(a)s no CRAS. No ato da inscrição devem ser apresentados a Carteira de Identidade, CPF e Cartão do Bolsa Família.

Segundo Ana Paula Barbosa, coordenadora do órgão, são 50 vagas para cada curso com carga de 40 horas mensais. "Os alunos que se dedicam bem aos cursos, ao término das aulas, conseguem montar o seu próprio negócio ou arranjar uma boa colocação no mercado de trabalho”, assegura a assistente social.

"Neste trabalho de assistência às famílias carentes, o enfrentamento de situações de vulnerabilidade requer iniciativas que gerem alternativas que possam contribuir para tirar as pessoas da miséria e fazê-las ascender na sociedade. São essas oportunidades que estamos criando” diz Ana Paula.

2 comentários:

  1. o CRAS é um espaço que a PBH implantou nas regionais de norte a sul que beneficia as comunidades carentes, mas, que participem do Bolsa Família. A intenção que as população se insira no mercado de trabalho, ou possa ter condição de abri seu proprio negócio.

    ResponderExcluir
  2. Mas qual a relação da postagem com sua proposta de TFG?

    ResponderExcluir