segunda-feira, 25 de abril de 2011

INSTITUTO UNIBANCO - jovens aprendizes

Jovens Aprendizes
O projeto Jovens Aprendizes é uma iniciativa do Instituto Unibanco direcionada a estimular o cumprimento da Lei do Aprendiz por parte das empresas que necessitam investir nessa modalidade de contratação e a apoiar técnica e financeiramente entidades sem fins lucrativos para atuarem como organizações formadoras. Este projeto está baseado na crença de que a Lei do Aprendiz pode representar um importante instrumento, não só de qualificação profissional de estudantes do Ensino Médio e de sua inserção no mercado formal de trabalho como também de estímulo à permanência e conclusão desse ciclo de ensino, estratégico para o futuro dos jovens e do país.

A capacitação profissional, a cargo das instituições parceiras, tem duração de 18 meses e é voltada a atender necessidades específicas do mercado de trabalho de cada região. São promovidos, entre outros, cursos nas áreas de auxiliar administrativo, auxiliar de linha de produção, mecânica e manutenção de máquinas, construção civil e atendimento a vendas.

Podem participar do programa jovens de ambos os sexos, com idades entre 16 e 24 anos, que estejam cursando o Ensino Médio na rede pública, preferencialmente em escolas atendidas pelos projetos Jovem de Futuro e Entre Jovens, também promovidos pelo Instituto Unibanco. Os estudantes deverão ser selecionados a partir da segunda série do Ensino Médio e seu contrato deverá ser de apenas 4 horas semanais para que ele não necessite estudar no curso noturno.

As atuais entidades parceiras, responsáveis pela preparação dos jovens, foram selecionadas por meio de editais realizados pelo Instituto Unibanco e tiveram de cumprir uma série de requisitos para participar da concorrência, como registro na Serasa, no CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescent
e) e no Cadastro Nacional de Instituições do Ministério do Trabalho e Emprego. Aceitaram também aplicar a tecnologia criada pelo Instituto para o desenvolvimento do módulo básico – Saber Viver – e parâmetros mínimos definidos para a formação e o acompanhamento.

As instituições mantêm convênios com empresas locais que, contratam os aprendizes a partir do início do processo de formação.

Avaliações e resultados
A proposta do Jovens Aprendizes é promover a inserção no mundo do trabalho com formação escolar. Ao mesmo tempo em que o estudante é capacitado profissionalmente e tem acesso ao mundo do trabalho, também é estimulado a concluir os estudos.

Frente a essa premissa, o monitoramento da frequência e dos resultados escolares do aprendiz é uma das bases de sustentação do projeto, que tem cumprido com o objetivo de melhorar os índices de conclusão do Ensino Médio dos participantes, evitando que abandonem a escola para apoiar economicamente a família, além de ampliar as competências para o acesso à universidade.

Parcerias com ONGs

Na concepção do Instituto Unibanco, o apoio a projetos, viabilizados por instituições do terceiro setor, transcende o investimento financeiro e deve ter estreita vinculação com sua missão, visão e diretrizes. Fundamentado nesse conceito, estabelece associações com organizações não governamentais que agreguem valor aos esforços desenvolvidos em suas próprias iniciativas.

Esse modelo de parceria se direciona, prioritariamente, a ações sociais focadas no desenvolvimento humano da juventude, tanto no campo da educação formal quanto na qualificação profissional e educação socioambiental. Para garantir a efetividade desses programas, o Instituto Unibanco e as entidades executoras compartilham mecanismos de controle, supervisão e avaliação de resultados e impactos.


Instituições parceiras
ACRU - Associação Comercial do Rio de Janeiro
Albert Einstein
Alfabetização Solidária
BemTV
Carpe Diem
CEASM - Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré
Colmeia
Fundação Pró-Cerrado
IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Aliança
Instituto Ayrton Senna
Instituto Criar
Instituto Fernand Braudel
Instituto Villa-Lobinhos
Parceiros Vitae
Portal Busca Jovem
Rio Voluntário
Spectaculo






Projetos selecionados

Instituto Terra
Projeto: Som na Mata
Abrangência: Aimorés (MG)
Beneficiários: 100 Jovens
Objetivo: Aulas de musicação e educação ambiental.

Instituto Laborearte de Capacitação Profissional e Ética dos Socialmente Excluídos
Projeto: Unindo Talentos
Abrangência: Montes Claros (MG)
Beneficiários: 50 Jovens
Objetivo: Capacitar os jovens para a criação de objetos e peças de design, a partir de sucatas urbanas e industriais.

Comunidade SB
Projeto: Para Aprender Melhor
Abrangência: São Gonçalo (RJ)
Beneficiários: 100 Jovens
Objetivo: Aulas, atividades recreativas, esportivas e musicais para alunos com dificuldades de aprendizagem.

AREMAC - Associação Reserva Extrativista de Arraial do Cabo
Projeto: Garantindo o Livre Acesso à Universidade
Abrangência: Arraial do Cabo (RJ)
Beneficiários: 90 jovens
Objetivo: Qualificação de jovens para a realização do ENEM 2009 e sua inserção em universidades particulares com bolsa integral.

SOL - Centro de Orientação e Educação à Juventude
Projeto: Projeto Jovem Artista
Abrangência: São Paulo (SP)
Beneficiários: 100 Jovens
Objetivo: Capacitação artística para formação de jovens monitores em arte e educação.

Caminhando Núcleo de Educação e Ação Social
Projeto: Projeto Vereda
Abrangência: São Paulo (MG)
Beneficiários: 50 Jovens
Objetivo: Educação e qualificação profissional de pessoas com deficiência.

Um comentário:

  1. O INSTITUTO UNIBANCO ENTENDE QUE O JOVEM TEM UM PAPEL IMPORTANTE PARA O FUTURO PRÓXIMO, ASSIM, O GRUPO ATUA NO ENSINO MÉDIO, VALORIZANDO E MELHORANDO A QUALIDADE DO ESTUDO DESSES JOVENS.

    ResponderExcluir