domingo, 3 de abril de 2011
POPULAÇÃO URBANA EM FAVELAS
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), quase 1 bilhão de pessoas (924 milhões) ou 32 % da população urbana vivem em favelas e em 2020 serão 1,4 bilhão de favelados.
A maior parte deste número está concentrada em países em desenvolvimento. Em média, 43% da população urbana dos países em desenvolvimento estão em favelas, contra 6% nos países desenvolvidos.
Com respeito aos números absolutos de favelas, a Ásia (com todas as suas regiões combinadas) tem o índice mais alarmante. Um total de 554 milhões de pessoas vivia em favelas em 2001, o que significa 60% da população mundial de favelados. A África tem um total de 187 milhões de pessoas vivendo em favelas (14% do total dos favelados no Mundo), enquanto que a europa e os outros países desenvolvidos tem 54 milhões de favelados (6% do total).
Atualmente, 52.3 milhões de pessoas já vivem em favelas no Brasil (28% da população do país). Na Índia são 160 milhões em Mumbai (a capital financeira do país), o que representa 55 % da população vivendo em favelas. (UN HABITAT, 2006).
É quase certo que o número de favelados cresceu substancialmente durante os anos 90. E se seguirmos a projeção, nos próximos 30 anos o número global de favelados aumentará para os 2 bilhões, se não houver ações firmes e concretas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O BRASIL É A TERCEIRA MAIOR FAVELA DO MUNDO. MAS, AINDA COM TUDO,TEM SIDO MODELO DE HABITAÇÃO POPULAR PARA OUTROS PAÍSES. E A TENDENCIA É QUE ESSAS FAVELAS AUMENTE, COM ISSO AUMENTA O ÍNDICE DE DROGAS, FALTA INFRA-ESTRUTURA, CRIMINALIDADE FALTA POLITICAS PUBLICAS PARA ORGANIZÃÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA URBANA, O CRESCIMENTO DESCONTROLADO.
ResponderExcluirComo relacionar a questão abordada com seu tema? Aproveitando, você chegou a dar uma olhada no livro "Planeta Favela" do Mike Davis?
ResponderExcluir